original

Programa

Territórios Regenerativos

Objeto Inteligente de Vetor copiar 2

Acreditamos no poder transformador do dinheiro e das relações como forma de ver florescer um futuro próspero, sustentável e humano.

O Programa Territórios Regenerativos é uma coalizão entre Trê Investindo com Causa e Parsifal21 que reúne esforços para promover uma agenda de empreendedorismo de impacto e prosperidade local em diferentes territórios do Brasil, com a missão de co-criar uma Nova Economia que envolve o ser humano e a natureza, juntos e de forma indissociável.

Acreditamos no poder transformador dos negócios sociais e de base comunitária como condutores de impacto social e ambiental positivos. Buscamos incentivar um desenvolvimento territorial, econômico e comunitário de forma sustentável, considerando todas as vocações e potenciais das comunidades locais. Assim, direcionamos recursos financeiros para causas que geram impacto positivo, fortalecendo a conexão entre os atores do território e os financiadores, aqueles que acreditam nas causas apresentadas e na importância de impulsionar uma inclusão produtiva que oferece qualidade de vida e maior autonomia financeira no longo prazo. 

Idealizadores

tre-logo-completo-azul-RGB
5f7cf5bb73e1b-xs

Desenvolver soluções financeiras que conectem pessoas e organizações para mobilizar recursos e impulsionar causas relevantes no mundo

Frente de recursos financeiros

Inspirar e apoiar as transformações em negócios e seus ecossistemas em busca da Prosperidade do século 21

Frente desenvolvimento de negócios

Sobre o Programa

Prancheta x

O projeto atua em consonância com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Especificamente, ele contribui para o trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), ação contra a mudança global do clima (ODS 13), consumo e produções responsáveis (ODS 12) e proteção da vida terrestre (ODS 15). 

A abordagem é definida por uma estratégia multifacetada que visa impulsionar microempreendedores, fornecendo-lhes as ferramentas e recursos necessários para alcançar a autossuficiência financeira e o seu desenvolvimento de gestão. As características principais incluem: 

Captura de tela 2024-04-25 121300

Território Mata da Várzea

varzea
Prancheta 8 copiar

Territórios Regenerativos Mata da Várzea - Pernambuco

Em Pernambuco, nosso território de atuação é o Bairro da Várzea, segundo maior bairro de
Recife, que tem cerca de 800 hectares cortados pelo rio Capibaribe, e concentra cerca de 70
mil habitantes que vivem no limite da Unidade de Conservação da Natureza (UCN) Mata da
Várzea, que por sua vez se estende por aproximadamente 8 quilômetros quadrados.

Caracterizado por sua exuberante vegetação, essa área preserva uma porção da Mata Atlântica, abrigando animais e plantas ameaçados de
extinção, além de contribuir para a proteção dos recursos hídricos e a redução dos impactos
da poluição industrial. O bairro da Várzea destaca-se por sua vibrante vida cultural e intelectual, mas também é marcado por uma grande vulnerabilidade socioeconômica e grande concentração de grupos minorizados (como mulheres, negros, e pessoas em situação de vulnerabilidade). O território enfrenta problemas urbanos como saneamento básico inadequado, enchentes frequentes, deslizamentos de terra e disparidades socioeconômicas que exigem atenção e soluções efetivas. 

A extensão Territórios Regenerativos Mata da Várzea conta com o apoio do Grupo Cornélio Brennand.

Prancheta 8 copiar 2 (1)

Organização interessada no desenvolvimento do território da Várzea e anfitriã das demais organizações envolvidas 

Parceiro e anfitrião local

O que foi feito até agora

1. Articulação e Engajamento dos atores do território para construção coletiva e participativa de uma Comunidade de Negócios sociais e de base comunitária:

Para que o empreendedorismo possa florescer, o sucesso começa por engajar os moradores do Território na ideia de criação de uma cultura de desenvolvimento sustentável que estimule processos emancipatórios e inclusivos, distantes do assistencialismo que caracteriza outras iniciativas.

No primeiro momento, houve uma aproximação com cerca de 40 lideranças locais, pessoas que estão formalizadas por meio de associações culturais, de moradores, de agroecologia urbana, além de entidades informais que cuidam de educação ambiental. Nesta primeira etapa foi construído o “sonho da Várzea do futuro”.  

WhatsApp Image 2024-04-24 at 20.50.21

2. Trilhas de desenvolvimento e capacitação técnica, de gestão, educação financeira, ética empresarial e comportamental: 

Diversidade de situação socioeconômica e maturidade de atuação foram consideradas para definição de 3 diferentes Turmas de desenvolvimento e capacitação. No primeiro ano, a Turma 1 foi criada com foco nos beneficiários em maior vulnerabilidade
socioeconômica, usando a bioeconomia com foco em agroecologia urbana, compostagem e fitoterápicos como ferramenta de transformação socioambiental. Foram selecionadas 30 pessoas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, buscando geração de renda, segurança alimentar e regeneração social.

Já a Turma 2 foi composta de 28 microempreendedores que já tinham uma ideia de negócios concebidos a partir de necessidades detectadas na comunidade e com o objetivo de contemplar aspectos de uma nova economia, com a visão de impacto positivo como elemento estratégico. Todavia, os participantes não tinham conhecimento de gestão de negócios, assim como aplicação de recursos, ou sustentabilidade.

E a Turma 3 foi formada por 14 empreendedores já estabelecidos no território, que foram apoiados em um processo de desenvolvimento para amadurecimento de seus negócios e dos impactos positivos por eles gerados. 

WhatsApp Image 2024-04-24 at 20.54.58
WhatsApp Image 2024-04-24 at 20.50.21 (1)

3. Financiamento Híbrido para Microempreendedores (Fundo Venture Philanthropy) com aporte de capital semente inicial de doação antes da etapa de microcrédito: 

Aqueles grupos das 3 turmas cuja maturidade empreendedora se sobressaiu após as trilhas de capacitação foram convidados e treinados para apresentarem seus negócios, ou ideias de negócios (protótipos) a uma banca de avaliadores experientes no mercado de investimento e impacto. O resultado foram 7 coletivos de empreendedores que receberam capital semente inicial para avançarem com seus protótipos e/ou negócios. 

WhatsApp Image 2024-04-24 at 20.50.21 (2)
Camada 26

4

Módulos Engajamento

64 horas presenciais

+20 horas apoio on-line para aprox. 30 pessoas por módulo

 48 integrantes na Liga da Várzea 

3

Turmas Empreendedoras

66 pessoas

 18 projetos 

 

69

Oficinas de Empreendedorismo

9 temas em 6 meses

264 horas de oficinas/mentorias

+15 horas de plantão tira-dúvidas


Confira alguns vídeos das Jornadas na Várzea!

Página criada em parceria com Trê Investindo com Causa